FGV Jr.

A produtividade durante o Novo normal

É evidente que os novos tempos que enfrentamos afetam incondicionalmente nossas relações interpessoais, sejam elas familiares, cotidianas ­– é impressionante o fato de que sair para comprar pão e dar bom dia ao padeiro se tornou um contato que tentamos evitar – amorosas ou profissionais. Essas últimas talvez tenham sido as mais revolucionadas: empregados desdobram-se para trabalhar remotamente e evitar ao máximo o contato com o mundo externo, enquanto empregadores se submetem a necessidade de acompanhar seus colaboradores apenas por meio de resultados objetivos. Assim, é de se esperar a sensação generalizada de que a produtividade do trabalho tenha caiu drasticamente e que temos de voltar o quanto antes à rotina anterior. No entanto, o senso comum se mostra equivocado! A pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e pela Talenses Group, nomeada “Produtividade em Home Office integral no cenário Covid-19”, contava com mais de mil entrevistados e deixou evidente que esse dito novo normal não destruiu a cultura de produção que as empresas levaram anos para construir: resumidamente, o estudo mostra que os resultados no trabalho são extremamente satisfatórios, independente de gênero, idade ou número de membros nas equipes. Porém, alguns fatores mostram influência negativa, mesmo que baixa, no resultado final. Assim, se há espaço para melhorar, porque não? O fator que mais mostrou influência é o número de filhos no domicílio: pessoas que não possuem crianças tendem a se sentir mais produtivas em comparação com aquelas que possuem. Infelizmente, tal dado impacta com muito mais força o público feminino, o que revela a provável falta de compartilhamento de tarefas domésticas decorrente de nossa antiquada cultura. Tendo isso em vista, a quebra de paradigma e a colaboração entre os membros do lar definitivamente só tem a acrescentar, trazendo maior bem-estar a todos. Nesse mesmo sentido, a FGV Jr. reuniu alguma dicas que podem ajudar muito na sua rotina de home office, deixando esse período tão difícil mais leve e produtivo que nunca.

Monte um lugar confortável e sem distrações. De fato, muitos empreendedores e funcionários relatam sua dificuldade em manter a produtividade quando estão em seus escritórios movimentados, com colegas de trabalho conversando e fazendo barulhos. Assim, investir no local no qual passará boa parte de seus dias, deixando-o confortável e silencioso, é essencial para o sucesso de seu trabalho. Instale um ar-condicionado, coloque boas luzes, o faça da maneira mais minimalista possível. Além disso, crie o hábito de arrumar seu escritório ao menos uma vez por semana, para que seu cantinho esteja sempre tão organizado quanto sua cabeça deve estar. Por fim, evite eletrônicos, deixe o celular no silencioso ou até desligado, se possível; aqui, queremos o mínimo de distrações.

Troque de roupa! Nada de pijama o dia todo. Tão importante quanto um local apropriado e arrumado para trabalhar, é se vestir de mesmo modo, apresentando a seriedade que sua função exige. Não precisa ficar engravatado todos os dias, porém, estar minimamente apresentável te dará o ar de confiança e foco necessário durante esse período.

Estabeleça horários. O mais importante: tenha uma rotina! Aproveite essa fase para adequar seus horários e marcar compromissos nos momentos em que se sente mais disposto e confortável. Se considera uma pessoa noturna? Construa uma rotina em que seu trabalho se concentre nesse período do dia. Quem sabe até não mantém parte desse horário se mostrar resultados suficientes para seu líder?

Liste seus compromissos do dia. Em tempos como o atual, é muito fácil nos perdemos e acabarmos procrastinando. Por tal motivo, pensar em tudo que deve fazer na noite do dia anterior vai te fazer entregar tudo que deve, além do fato da organização otimizar seu tempo, aumentando significativamente sua produtividade.

 Tire um dia para você. Aproveite esse tempo e toda sua flexibilidade para curtir sua família, seus amigos e sua própria companhia. Faça pausas completas em algum dia de semana (desde que seu trabalho permita tal ação), acompanhe o show virtual daquele artista que você gosta, assista um filme com seu companheiro… enfim, relaxe! Se cuidar da mente e levar a vida com leveza já era fundamental, durante esse período se tornou ainda mais indispensável.

Conheça seus limites. Nada de virar noites em claro para entregar relatórios ou parar de dormir para pensar no seu negócio. Respeite seu corpo e mente, isso lhe trará consequências posteriormente. Nem todos os dias estamos dispostos ou nos sentindo bem para trabalhar várias horas a fio. Assim, mais uma vez, aproveite a flexibilidade do período para se respeitar e se exigir nos seus melhores momentos.

 Esqueça do trabalho ao fim do dia. Alinhado com a dica anterior, quando terminar todos os seus compromissos e tarefas, esqueça completamente de seus trabalhos e de suas preocupações. Relaxe e se prepare para o dia que virá, para que seja tão bom e produtivo quanto o que acabou de terminar.

 Mantenha contato com sua equipe e seus colegas. Por fim, não se esqueça daqueles que estiveram ao seu lado durante tanto tempo, até porque, provavelmente, voltarão a se encontrar e dividir o escritório presencialmente. Marque calls com o objetivo de interagir e socializar. O contato social é uma das coisas que mais podem afetar seu psicológico, assim, cuide para que suas interações continuem ocorrendo com certa frequência para poderem voltar com a mesma intimidade que pararam de se ver.

Quer acompanhar mais conteúdosue facilitam sua vida e a saúde do seu negócio? É só ir na aba Blog do nosso site!

× Como posso te ajudar?