FGV Jr.

Em tempos de pandemia, onde tudo se tornou remoto e mais “entediante”, a produtividade de todos nós caiu drasticamente, seja ela no trabalho ou no lazer, o que fazem muitas pessoas se perguntarem: Como aumentar a minha produtividade?  Além do mais, vivíamos correndo para chegarmos em nossos compromissos a tempo e, agora, temos poucos intervalos e cargas de afazeres significantemente maiores. Dessa maneira, o estresse e a ansiedade de estar dentro de casa sem grandes mudanças em sua rotina, em que o trabalho se torna o tema central do seu dia em frente a uma tela, ajudam a diminuir sua produtividade.

Segundo o Conference Board, a produtividade mundial cresceu apenas 1,4% em 2019 e sua projeção é de queda de -1,5% em 2021. Além disso, também foi divulgado indicadores de produtividade por trabalhador ocupado. Embora a produtividade por trabalhador de modo geral varie na mesma direção da produtividade por hora trabalhada, em 2020 houve uma grande divergência, com queda de 0,9% da produtividade por trabalhador na média mundial. Então, considerando as previsões de uma queda ainda maior de produtividade no ano de 2021, separamos algumas dicas de como ser mais produtivo durante esses tempos:

1. PLANEJE SUAS TAREFAS

Para que a sua rotina seja organizada e te faça ser uma pessoa mais produtiva é importante que você planeje as suas tarefas. Ao fazer isso, torna-se mais fácil saber o que se deve fazer ao longo do dia, mantendo o foco em suas tarefas. Para facilitar isso, utilize de alguma ferramenta para te auxiliar. Alguns exemplos podem ser: aplicativos (Todoist, Trello, To do, Evernote,Slack, Wunderlist, Google Keep, Google tarefas) ou então, agenda/planner. Outras dicas são listá-las um dia antes e agrupar as ações de uma mesmo tema para que você não fique perdido

2. FAÇA UMA LISTA DE PRIORIDADES

Seguindo a ideia de planejar a sua rotina, fazer uma lista de prioridades é uma forma de otimizar seu tempo e, além disso, de não perder prazos ou botar seus esforços em coisas que não sejam tão relevantes para aquele momento específico.

3. FAÇA PAUSAS DURANTE O TRABALHO

Realizar intervalos curtos, em torno de 10 minutos, é essencial para se manter saudável mentalmente e fisicamente, principalmente quando se trata de um hábito que vem se tornando cada vez mais comum durante o home office: fazer refeições em frente a tela. Procure se levantar e se esticar entre os seus afazeres diários, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos como celular, televisão e computador.

4. PARE DE PERDER TEMPO COM TAREFAS MANUAIS

Não perca tempo com tarefas que já possuem automação, dessa forma você poderá ser mais produtivo ou, até mesmo, poderá usufruir de mais intervalos e acabar a obrigação antes.

5. NÃO SEJA MULTITAREFA

Por mais que se acredite que fazer várias atividades simultaneamente seja  produtivo, na verdade não é, o cérebro precisa focar em uma tarefa para realizá-la bem. Segundo especialistas, é melhor dividir três tarefas em 20 minutos cada do que fazer as três ao mesmo tempo por uma hora. Uma pesquisa na Universidade de Londres mostrou que pessoas multitarefas perdem 40% da sua produtividade. Por fim e mais impressionante, é pior fazer duas tarefas ao mesmo tempo do que ficar uma noite sem dormir! Por isso, evite ser multitarefas

6. COMECE PELAS TAREFAS MAIS DIFÍCEIS

É recomendado que se inicie por uma tarefa mais complexa, pois geralmente elas exigem um maior esforço e, fazendo-as primeiro será mais fácil pela maior quantidade de energia presente em nossos corpos no momento de começar.

7. ESTABELEÇA METAS

Estabelecendo metas podemos avaliar se estamos entregando o que deveríamos no tempo esperado e, podendo, até mesmo, ser um meio de motivar a execução das tarefas estabelecidas. 

8. PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Os exercícios ajudam na sua concentração e produtividade, além de serem bons para a saúde. Procure exercícios que te façam relaxar.

 

Concluindo, essas atitudes são importantes e eficazes para que seja mais produtivo em um momento como o atual de homeoffice. Sendo assim, colocá-las em prática é o primeiro passo para aumentar sua produtividade.

 

Agora que você aprendeu a como aumentar sua produtividade, clique aqui e descubra o que é Coworking e como isso pode te ajudar a trabalhar mais e melhor

 

Translate
×