Muitas pessoas tem dúvida de como manter a produtividade no home office. Contudo, é evidente que a pandemia que enfrentamos afeta significativamente nossas relações interpessoais, sejam elas familiares, amorosas ou profissionais. Essa última talvez tenha sido a que enfrentou maiores revoluções: empregados se desdobram para trabalhar remotamente e evitar ao máximo o contato com o mundo externo, enquanto empregadores se submetem à necessidade de acompanhar seus colaboradores apenas por meio de resultados objetivos. Assim, é de se esperar um sentimento generalizado de que a produtividade do trabalho tenha caído drasticamente e que temos de voltar o quanto antes à rotina anterior.
No entanto, o senso comum se mostra equivocado! A pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e pela Talenses Group, nomeada “Produtividade em Home Office integral no cenário Covid-19”, contava com mais de mil entrevistados e deixou evidente que esse dito novo normal não destruiu a cultura de produção que as empresas levaram anos para construir. Resumidamente, o estudo mostra que os resultados no trabalho são extremamente satisfatórios, independentemente de gênero, idade ou número de membros nas equipes. Porém, alguns fatores mostram influência negativa, mesmo que baixa, no resultado final. Assim, se há espaço para melhorar, por que não?
O fator que mais mostrou influência é o número de filhos no domicílio: pessoas que não possuem crianças tendem a se sentir mais produtivas em comparação àquelas que possuem. Infelizmente, tal dado impacta com muito mais ênfase o público feminino, o que revela a provável falta de compartilhamento de tarefas domésticas decorrente de nossa antiquada cultura. Tendo isso em vista, a quebra de paradigma e a colaboração entre os membros do lar definitivamente só tem a acrescentar, trazendo maior bem-estar a todos.
Desse modo, a FGV Jr. reuniu alguma dicas de como manter a produtividade no home office, deixando esse período tão difícil mais leve e produtivo do que nunca.
- Monte um lugar confortável e sem distrações.
De fato, muitos empreendedores e funcionários relatam sua dificuldade em manter a produtividade quando estão em seus escritórios movimentados, com colegas de trabalho conversando e fazendo barulhos. Assim, investir no local no qual passará boa parte de seus dias, deixando-o confortável e silencioso, é essencial para o sucesso de seu trabalho. Instale um ar-condicionado, coloque boas luzes, ou seja, construa o seu ambiente de trabalho de modo que esse fique o mais confortável possível. Além disso, crie o hábito de arrumar o seu escritório ao menos uma vez por semana, para que o seu cantinho esteja sempre tão organizado quanto sua cabeça deve estar. Por fim, evite eletrônicos: deixe o celular no silencioso ou até desligado, se possível; aqui, queremos o mínimo de distrações.
- Troque de roupa!
Nada de pijama o dia todo. Tão importante quanto um local apropriado e arrumado para trabalhar, é se vestir de forma correspondente à seriedade que sua função exige. Não precisa ficar engravatado todos os dias, porém, utilizar um traje de trabalho te dará a confiança e foco necessários durante esse período.
- Estabeleça horários.
O mais importante: tenha uma rotina! Aproveite essa fase para adequar seus horários e marcar compromissos nos momentos em que se sente mais disposto e confortável. Se considera uma pessoa noturna? Construa uma rotina em que seu trabalho se concentre nesse período do dia.
- Liste seus compromissos do dia.
Em tempos como o atual, é muito fácil acabarmos procrastinando. Por tal motivo, pensar em tudo o que deve fazer na noite do dia anterior vai te fazer entregar tudo o que deve, além do fato da organização otimizar o seu tempo e aumentar significativamente a sua produtividade