Consultoria Júnior E A Crise Do COVID-19

Por que contratar uma empresa de consultoria júnior pode ajudar a sobreviver à crise?

Segundo o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos da Fundação Getulio Vargas (Codace), o primeiro trimestre de 2020 marcou o início de um ciclo de recessão no Brasil. A pandemia global do COVID-19 introduziu uma incerteza generalizada, sem precedentes, que ameaça a sobrevivência de inúmeros negócios.

De fato, como define o pesquisador Roberto Olinto do FGV IBRE, experimentamos uma “crise da ignorância”; não sabemos a sua duração, a extensão de seus impactos e a configuração do dito “novo normal”. Um cenário desafiador para empreendedores, bem como para o segmento de consultoria empresarial.

Se não há nenhum sinal de quando virá a bonança, é preciso se preparar para enfrentar a tempestade! Durante a crise, são válidas para o empresário as mesmas orientações recomendáveis ao condutor de uma embarcação em mar tempestuoso:

(i) ter noção das condições internas e externas;

(ii) possuir instrumentos de medição adequados a orientar as decisões;

(iii)  assimilar informações peritas e atualizadas e

(iv) ajustar o rumo e a estrutura para permitir sair da tempestade. 

O que as empresas podem fazer para atravessar essa tormenta no cenário macroeconômico?

Como sugere o título deste artigo, pode ser uma boa estratégia procurar os serviços de consultoria júnior, que podem auxiliar a obter as orientações vitais mencionadas acima.

Não está convencido? Vamos explorar alguns motivos:

  • Em primeiro lugar, a missão dos empresários juniores é a de se capacitar através da imersão em realidades de negócios diversas e, em retorno, produzir soluções contextualizadas para os empreendimentos que atendem. Inseridos num contexto mais amplo do Movimento Empresa Júnior, esses estudantes de graduação se colocam voluntariamente como agentes de fomento de cultura empreendedora do nosso país.

O intuito principal não é o lucrativo, mas o colaborativo. A lógica que orienta os projetos é a geração de impacto. A ideia não é produzir “documentos de gaveta”, genéricos e descritivos. As EJs procuram transformar a realidade dos negócios de seus clientes e alavancar seus resultados concretos, disponibilizando ao empresário um ferramental analítico para guiar a tomada de decisão

As soluções empresariais são desenvolvidas em um processo empático e personalizado, garantindo o alinhamento às demandas específicas e únicas de cada cliente. Logo, outra vantagem que se apresenta ao consultar uma empresa júnior é a expertise em lidar com o segmento de empresários mais vulnerável nessa crise.

De fato, seu público prioritário são os micros e pequenos empresários. Seus sonhos e medos, forças e fraquezas, expectativas e limitações, são bem conhecidos pelos empresários juniores. Com uma abordagem mais próxima e personalizada, estes podem atender com excelência as micro e pequenas empresas neste momento de crise sanitária do COVID-19.

  • Outro atrativo é o preço. O preço praticado pelas empresas juniores é significativamente menor se comparado àquele das empresas seniores. Essa maior acessibilidade da consultoria júnior já se verificava no período pré-pandemia. No entanto, agora as EJs estão comprometidas em flexibilizar suas opções de pagamento para se adequarem as novas circunstâncias financeiras de seus atendidos.
  • Por fim, vale ressaltar a importância de um olhar externo, qualificado e imparcial, ainda que o empresário tenha vasta experiência no seu ramo de atuação.

Além disso, um projeto de consultoria pode guiar a tomada de decisão para que esta tenda a produzir melhores resultados. Isto porque estará amparada por um conjunto de análises e pesquisas que informam ao empresário sobre o ambiente interno e externo de seu empreendimento e os drivers de mercado.

Ademais, podem produzir diagnósticos precisos da situação financeira da sua organização e planejar o marketing e a operação neste novo cenário. Com efeito, ele ou ela será mais capaz de fazer os ajustes necessários para sobreviver à crise.

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos seus clientes, a FGV Jr. continua realizando projetos com elevado padrão de excelência, que têm ajudado diversos empreendedores a atravessar esse período de crise. Inclusive elaboramos um KIT DE SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL, com diversas vantagens para projetos contratados durante a pandemia.

Conheça melhor a nossa carta de serviços clicando aqui e marque uma reunião diagnóstico com a nossa equipe!

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais. 

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais.