FGV Jr.

Ferramentas para tornar o seu marketing mais assertivo: Público alvo e persona

Muitos empreendedores possuem dificuldade em entender o que é público alvo e persona. Tratam-se de ferramentas poderosas para  auxiliar o Marketing da sua empresa. O público-alvo é, por definição, um segmento de clientes com características em comum, as quais sejam: idade, sexo, renda, etc. E, a partir do público-alvo uma empresa é capaz de direcionar esforços para os leads[1]mais promissores, trazendo melhores resultados para seu negócio, como campanhas de marketing mais assertivas e uma melhor comunicação B2B[2].

Porém, ao se debruçar sobre tal conceito, surgem questões do tipo:

Como definir o público-alvo?

Para definir um público-alvo basta analisar o perfil de clientes, bem como possíveis futuros consumidores do produto. Porém, para realizar tal análise,  deve-se usufruir de 3 diferentes variáveis:

  • 1º Demográfica: Idade, Renda, Gênero,…, dos indivíduos analisados.
  • 2º Geográfica: Local de moradia e de passagem dos indivíduos analisados.
  • 3º Psicográfica: Fatores culturais e suas influências, bem como o meio em que o indivíduo analisado está inserido.

Vale ressaltar que, uma vez feita a análise, torna-se capaz de aprofundar ainda mais nesses aspectos e, consequentemente, desenvolver a persona da empresa[3]. Conceito este que busca auxiliar e incrementar o desenvolvimento de produtos e campanhas mais assertivas e eficazes.

Para o desenvolvimento do publico alvo e persona da FGV Jr. foram criados questionários com perguntas em relação à idade, sexo, renda e impressão do indivíduo para/com a empresa. Esses questionários foram enviados tanto aos atuais clientes da FGV Jr. quanto aos possíveis clientes. Por fim, os resultados foram lotados no software Datapro de modo que se crie uma melhor e mais eficiente visualização dos dados obtidos.

 

Agora que você sabe o que é público-alvo e persona, saiba como aplicar isso nos 4p’s do Marketing clicando aqui


[1]É a denominação de um futuro cliente que ainda não recebeu uma proposta.

[2]Business to business é a comunicação de empresa com outra empresa.

 

[3]É a personificação do público alvo de uma determinada empresa.

Translate
×