FGV Jr.

O uso de técnicas de persuasão, como o uso de Call to Action no Instagram pode ser diferencial para aumento de engajamento nessa rede social. A todo momento, as empresas buscam se aproximar de possíveis clientes para poder vender seus serviços, fidelizá-los e ter assim um consumidor leal a seu negócio. Estudos mostram que 60% dos usuários do Instagram já adquiriram algum serviço que conheceram dentro da plataforma. Por outro lado, os compradores nem sempre são previsíveis, além de serem diversos. Dessa forma, começaram estudos de comportamentos do cliente e como fazê-lo escolher o seu produto. Assim, surgiram técnicas, sendo uma delas a CTA. Mas o que exatamente é Call to action?

O que é Call to Action?

Call to Action ou CTA, em tradução livre, seria “chamada para ação” e é uma técnica utilizada para despertar interesse no leitor em fazer a ação. Esses convites aparecem a todo tempo em nosso dia a dia nas formas mais simples como “Empurre” na porta de um estabelecimento ou ao abrir um site e ter um setor escrito “Clique aqui para mais informações”. Atualmente são muito utilizados em ações de marketing para que por meio desse método seja possível induzir o consumidor a obedecer a chamada, dando um caminho que ligue o consumidor até a próxima etapa desejada. Dessa forma, ao fazê-lo obedecer as chamadas e seguir as etapas, pode-se converter o cliente e vender seus serviços a ele, atrair mais consumidores e gerar leads (temos um ebook especial para você sobre leads em marketing e como ele pode impactar suas vendas, não perca essa oportunidade!) 

Exemplos de CTA:

  • Clique aqui agora
  • Curta e compartilhe a postagem
  • Aprenda sobre isso clicando aqui
  • Descubra porque nosso curso de inglês é o mais eficiente
  • Agenda uma reunião 
  • Entre em contato com nossos consultores imediatamente
call to action no instagram

Como escolher o CTA e como usá-los

O CTA deve ser bem utilizado para conseguir maximizar o seu uso. Para isso, o estágio no funil de vendas é importante, pois a depender se o cliente está quente ou não conseguir adequar uma chamada que o atraia e faça a ação. Saber a persona e o nível de conhecimento dela também deve ser levado em conta, por exemplo, apresentar os serviços a um consumidor que conhece a empresa não seja tão eficaz quanto mostrar um novo produto e induzir ao passo de efetuar a compra.

Além disso, os formatos como sidebar, textos (links) e imagens dentro de posts são uma das formas a apresentar, por isso, busque a forma que é mais efetiva, não deixe de tentar e comparar quais foram mais funcionais. Acima de tudo, o CTA deve ter um objetivo como gerar tráfego para artigos do blog, inscrições em uma newsletter, recomendar o download de materiais, aumentar o engajamento e o número de seguidores nas redes sociais (fizemos um blog sobre engajamento no Instagram, visite-o agora!), participar de uma pesquisa e muitas outras finalidades. Então, monte um objetivo para determinar como fazer o CTA. Você pode usá-lo nas páginas de um site, no email, posts de blogs, anúncios, vídeos, ofertas e materiais específicos.

Por fim, busque sempre personalizar e diferenciar o CTA usado. Evitar a repetição e adequar com cada situação torna a chamada mais efetiva

Agora que você sabe o que é Call to Action no Instagram, clique aqui e aprenda nove dicas para aumentar seu engajamento nessa rede social

Translate
Blue Friday - Descontos Imperdíveis
×