Na era do Marketing Digital, muitas empresas utilizam sites para atrair, fidelizar e vender para clientes. É importante, portanto, que essas marcas procurem métodos para impulsionar a quantidade de acessos. Um método relevante para atrair usuários para o site é o SEO. Por isso, entender o que é SEO e como utilizá-lo é importante para se destacar perante os concorrentes no cenário digital.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas responsáveis por fazer com que determinada página de um site apareça nas primeiras páginas do Google. Quanto melhor for o SEO de um site, maiores as chances de que a página apareça logo de cara para quem pesquisa por determinado assunto. 

Basicamente, o Google leva em consideração alguns fatores dentro da página para entender se aquela página deve ou não ser recomendada. Afinal, o Google tem interesse que as pesquisas dos usuários sejam correspondidas por páginas de grande qualidade e que supram a demanda daquele que pesquisou.

Com o conjunto de técnicas que podem ser utilizadas, um site pode ganhar muito mais visibilidade aparecendo nos resultados de busca orgânica.

Primeiro, explicaremos a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago para, depois, mostrar quais fatores o Google leva em consideração para recomendar um site.

Tráfego Orgânico X Tráfego Pago

Tráfego orgânico são os acessos que se consegue apenas explorando o algoritmo das plataformas. Por exemplo, quando alguém pesquisa por algum assunto no Google e clica em determinada página de maneira espontânea.

O tráfego pago, por sua vez, é relativo aos acessos que se consegue por meio de anúncios pagos em determinada plataforma. No Google, existem diversas formas de tráfego pago. A FGV Jr. possui um Ebook que explora os conceitos do Google Ads, tipos de campanhas e como funciona esse modo de anúncios. Para acessar, basta clicar aqui.

Palavras-chave e SEO

Palavras-chave são os exatos termos de busca utilizados no Google. Em geral, existem três tipos de palavras-chave:

Palavra-chave genérica, que são as mais abrangentes, como “Marketing Digital”. Em geral, apesar do grande volume de pesquisa, é mais difícil de se destacar, pois há muitas empresas “rankeando” esse mesmo termo, de modo que o CTR tende a ser menor.

As palavras-chave específicas (também chamadas de cauda longa) são menos específicas, tendem a ter um volume menor. Entretanto, tem menor concorrência.

Por fim, a palavra-chave relacionada é uma variação da palavra-chave específica. 

Essas diferenças podem ser ilustradas de acordo com a figura abaixo: 

seo e palavras-chave

Observe que, quanto mais específica for a palavra-chave, menor é a concorrência. Por isso, recomenda-se que sites novos, com poucos acessos e pouco conteúdo, utilize palavras-chave de cauda-longa.

Desse modo, para aumentar o volume de recomendação no site, é preciso averiguar, antes de tudo, a sua palavra-chave. 

Plataformas de SEO

Para realizar um trabalho assertivo com SEO, é preciso que seja utilizada alguma plataforma que permita fazer análise do quanto otimizado está determinada página e que consiga extrair boas palavras-chave para serem utilizadas.

Para achar boas palavras-chave, uma boa plataforma é o Ubersuggest. Trata-se de site pago porém com funções gratuitas. Por meio deste site, é possível procurar por termos pesquisados. Além disso, a plataforma oferece dados sobre a dificuldade de ranquear, com essa palavra-chave, na primeira página do Google. 

Outra plataforma parecida é o Semrush, também pago, porém com funções gratuitas, que também pode ser utilizado para boas palavras-chave.

Além disso, existem ferramentas que servem para verificar o quão otimizado está determinada página, destacando pontos que devem ser melhorados. Para os sites que utilizam Wordpress, um plugin muito útil para realizar essa verificação é o Yoast SEO.

Conclusão

Entender o que é SEO e como isso pode ser fator decisivo para garantir acessos para um site e consequentemente atrair clientes é importante para qualquer empresa que queira se destacar dos seus concorrentes. Caso queira aprender mais sobre Marketing Digital, acesse o Ebook gratuito produzido pela FGV Jr. clicando aqui.

Translate

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais. 

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais.