Luca Saçaki, aluno de graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas.
O fator mais importante para uma empresa manter um bom faturamento é, com toda certeza, O CLIENTE. Afinal, são eles que consomem o produto ou serviço ofertado.
Logo, uma boa imagem perante o público é fundamental para qualquer empresa, uma vez que é a partir disso que muitas vezes se prospecta novos clientes. Com isso, surge o Revenue Marketing, que consiste, basicamente, em uma maior atuação da equipe de marketing no que tange a vendas.
Para que serve o Revenue Marketing?
Esse termo é usado para estratégias nas quais todas as ações mensuráveis geradas pela equipe de marketing se convertam em lucro. Em linhas gerais, pode-se observar esse conceito sendo aplicado quando o setor de marketing entrega leads mais concretos para a equipe de comercial.
Neste modelo, a equipe de marketing fica responsável por nutrir o possível cliente com conteúdos que serão relevantes para ele de acordo com seus interesses e fazer com que ele se identifique com a empresa, de modo a aumentar as chances de fechar o negócio.
Quais os efeitos do modelo Revenue Marketing?
Quando aplicado, esse modelo diminui o campo de atuação da equipe de vendas, de modo a torná-la mais assertiva, visto que, ao receber um lead qualificado, ao invés de um lead comum, a equipe passa a trabalhar apenas com clientes que tenham uma “sede mais agressiva” de consumir o produto ofertado.
Além disso, faz com que a dinâmica do funil de vendas seja aprimorada uma vez que o intervalo de tempo que um indivíduo leva para ser convertido de lead para lead qualificado reduzirá significativamente com essa nova abordagem da equipe de marketing.
Outro ponto importante é que com esse modelo sendo aplicado, o número de possíveis clientes que são perdidos durante o funil de vendas tende a reduzir, uma vez que eles não perdem totalmente o contato com a empresa durante o processo de avanço no funil no qual, diga-se de passagem, costuma ser demorado.
Desse modo, é possível concluir a importância que deve ser dada aos clientes dentro de uma organização. Nesse sentido, fique atento às redes sociais da @FGVJr. onde estaremos disponibilizando diversas dicas e conteúdos relevantes que podem fazer você alavancar suas vendas.
Mini-Glossário:
Lead: É a denominação de um futuro cliente que ainda não recebeu
uma proposta.
Lead Qualificado: É a denominação de um futuro cliente que recebeu uma
proposta, e está a negociá-la.
Funil de Vendas: O funil de vendas é uma
ferramenta que a empresa utiliza para categorizar todos os seus possíveis
clientes, de modo a organizar a investida mais assertiva para cada caso.
Deseja potencializar a visibilidade do seu negócio com essa técnica?
Saiba mais do nosso plano de marketing clicando no botão ao lado.