Planejamento, a chave do sucesso

Por Tiago Neves

Uma das maiores certezas de qualquer empreendedor é que errar faz parte do caminho. No entanto, há inúmeras maneiras de prevenir esses erros, e uma dessas soluções é um Plano de Negócios. Para isso, iremos abordar nesse blog os pilares desse trabalho, e qual são suas vantagens.

Para qualquer tipo de empresário, desde aquele que acabou de abrir seu empreendimento, até aquele que já está aberto há mais tempo, um dos pontos mais importantes é o planejamento. Uma empresa de consultoria auxilia as empresas a construírem perspectivas internas e externas, visando alcançar uma maior eficiência do estabelecimento. Portanto, para todas aquelas organizações que ainda não conseguiram elaborar um planejamento financeiro, operacional, estratégico para sua empresa, a melhor solução é procurar uma empresa de consultoria para auxiliá-los.

A FGV Jr. tem um Plano de Negócios pensado na estruturação interna, analisando todos os agentes externos que influenciam, tanto de forma positiva, quanto negativa, no empreendimento de nosso cliente. Para isso, começamos com uma Análise de Mercado, que visa entender como funcionam os concorrentes diretos e indiretos da empresa, analisar os Stakeholders dessa empresa, e por fim, relacionar dados econômicos com os daquele setor, para que dessa forma possamos traçar projeções para esse mercado.

O segundo pilar de um Plano de Negócios completo da FGV Jr. é o Plano Financeiro, que é o momento em que a equipe irá verificar alguns dados dos nossos clientes com o público alvo, ou seja, os seus consumidores. Nessa etapa, é possível, adequar o MVP ao mercado em que ele irá ser implementado. Após esse processo, entramos na Avaliação Estratégica da empresa, que é a parte do projeto mais voltada para a parte interna da organização analisada. Nessa análise é possível traçar algumas características que irão definir e reger todas as normas de ética e profissionais daquele ambiente.

E por fim, como uma estrutura interna sólida, e com um conhecimento amplo sobre o mercado em que a empresa está inserida, é a vez da elaboração de um Pitch para investidores. Nessa etapa, reunimos todas as informações obtidas em relatórios anteriores, não só nos citados acima, mas também outros como o Plano Operacional, Pesquisa de Mercado, Plano de Marketing, e criamos uma apresentação que nossos clientes apresentam para futuros investidores.

Portanto, fica evidente que o planejamento é extremamente importante para qualquer empresa. Uma das maneiras mais acessíveis de se obter esses serviços são as Empresas Juniores, como a FGV Jr., que os oferece com qualidade e preços mais baixos. Nesse sentido, um Plano de Negócios é o grande responsável por prevenir possíveis problemas e aumentar a eficiência do seu negócio, se mostrando, dessa forma, imprescindível para qualquer empreendedor.

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais. 

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais.