FGV Jr.

Como fidelizar clientes e gerar mais vendas para o seu negócio

Você sabe o que é CRM (Costumer Relationship Management)? Em português, a gestão de relacionamento com o cliente é uma técnica de Marketing que pode ser utilizada desde pequenos até grandes negócios e tem como objetivo principal a fidelização de clientes.

A base de um programa de CRM consiste na empresa possuir cadastrado as principais informações de contato de seu cliente, bem como informações que possam vir a ser valiosas. É recomendado que se tenha, pelo menos, e-mail, telefone de contato e endereço de residência. Além disso, informações pessoais como idade, gênero, data de nascimento, perfil de compra podem ser utilizadas para criar, o que chamamos dentro da estratégia de funil de vendas, de oportunidade de negócios.

Para registrar dados de clientes recomenda-se uso de programas especializados para tal. O software recomendado para essa tarefa está diretamente relacionado à quantidade de informações que seu negócio tem interesse em guardar sobre os clientes, bem como a quantidade de registrados. Um exemplo de software nesse sentido é o RD Station CRM, que não possui limite de usuários, além de ser gratuito.

Lembre-se que nem sempre seus clientes lhe oferecerão seus dados facilmente. Muitas vezes, é preciso que o seu negócio conceda algum tipo de benefício em troca de dados pessoais. Esse benefício pode ser algum tipo de desconto, produto/serviço ou até mesmo informação útil para seu Lead. É relevante citar que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está em vigor, e, portanto, seu negócio deve deixar claro para o cliente de que modo seus dados serão utilizados.

Uma vez que você possui os dados de potenciais clientes, seu negócio pode utilizar-se de estratégias simples, porém eficazes de contato para fidelizar seus Leads. Mensagens desejando feliz aniversário, aniversário de casamento ou mesmo datas comemorativas em geral são interessantes uma vez que fazem com que seu cliente se sinta especial e lembrado pela sua marca (lembre-se que em muitos casos, o aniversário é a data comemorativa mais importante para uma pessoa). Procure não utilizar o CRM para enviar promoções genéricas, pois isso faz com que o potencial cliente considere como Spam e perca o interesse no seu produto ou serviço.

Uma vez estruturado o programa de CRM, é possível combiná-lo a estratégias de vendas avançadas, de modo a alavancar as vendas de seu negócio. Exemplo de técnicas avançadas são Upsell, Cross sell e Down Sell.

Upsell é uma técnica que tem como objetivo fazer com que algum cliente que já tenha adquirido algum produto/serviço venha a gastar mais dinheiro com o seu negócio. Nesse sentido, a empresa geralmente oferece algum produto/serviço com preço mais elevado, porém com maior qualidade e/ou mais valorizado.

Cross Sell também possui como objetivo fazer com que o cliente deixe mais dinheiro na sua empresa, porém consiste em oferecer algum produto/serviço complementar àquele já adquirido anteriormente e venda prévia.

Por fim, Down Sell é uma técnica utilizada para clientes que não fez nenhuma compra com sua empresa, geralmente por motivos financeiros. Nesse sentido, a empresa tenta oferece algum produto de menor preço, porém mais simples, de menor qualidade. Procure não oferecer produtos iguais com preço reduzido, pois isso tende a reduzir a percepção de valor que o cliente tem com determinado produto/serviço.

Assim, a combinação de técnicas de CRM voltadas para fidelizar clientes aliada a técnicas avançadas de venda pode ser fator importante para alavancar as vendas do seu negócio.

Para mais conteúdos de Marketing e dicas para aumentar o faturamento da sua empresa, não deixe de acompanhar o Blog da FGV Jr. e suas redes sociais!

×

Olá!

Fale com um de nossos consultores agora mesmo, clicando na caixa abaixo.

×