FGV Jr.

Gestão De Pessoas Na Crise Do COVID-19

O atual contexto de crise gerado pela pandemia do COVID-19 é extremamente instável e traz inúmeras inseguranças, tanto para empreendedores quanto para suas equipes. Com o isolamento social e o bombardeio de notícias negativas, é comum encontrarmos uma nova dificuldade: manter uma gestão eficiente e humanizada.

A gestão de pessoas já é uma tarefa consideravelmente complexa; porém, agora é necessário lidar com outro cenário ainda mais adverso. Devido à incerteza que todos estão sentindo, é provável que sua equipe sinta desmotivação, ansiedade e falta de foco.

Portanto, a FGV Jr. traz um conjunto de dicas e táticas para que seja possível, especialmente para os micro e pequenos empreendedores, contornar esse obstáculo e fazer com que sua empresa passe por essa crise com menos problemas.

       1. Lembre a sua equipe do motivo de estarem lá

Em momentos como o atual, é comum que sua equipe se sinta desmotivada e perca uma visão de objetivo. Assim sendo, é muito importante lembrá-los dos valores de sua empresa e de suas motivações para que, dessa forma, voltem a se sentir engajados.

       2. Fortaleça o sentimento de equipe

Passar por dificuldades juntos é um bom meio de unir pessoas. Procure estimular essa união e demonstre sua confiança nos membros de sua empresa. Ao incentivar esse espírito de colaboração, há uma verdadeira vontade de cooperar para superar a crise, em vez de um sentimento de competição. Para fazer isso, busque promover reuniões por plataformas virtuais e pedir sugestões e opiniões dos membros.

     3. Seja transparente na gestão

Assim como mostrar confiança e segurança é importante, também é necessário ser honesto com os membros de sua empresa. Deixar claro a atual situação e os resultados engaja as pessoas. Não procure evitar o assunto ou esconder problemas, isso apenas retardará a adaptação à realidade nova.

    4. Se aproxime de sua equipe

A crise nos faz passar por diversas situações estressantes e desestimulantes. Assim como você, sua equipe está lidando com desafios e problemas totalmente novos. Portanto, procure se mostrar presente para eles, tente marcar horários de feedback ou estabelecer algum tipo de canal que seja possível manter um contato direto. Dessa maneira, os membros de sua empresa se sentirão mais integrados e amparados por meio da gestão de pessoas com foco no fator humano.Como consequência, se esforçarão ao máximo em ajudar a enfrentar os obstáculos da crise.

    5. Se houver necessidade de cortes, procure fazer com que se sintam seguros

Infelizmente, é necessário cortar o máximo de gastos possíveis e algumas empresas se vêem obrigadas a mandar alguns funcionários embora. Caso isso seja necessário na sua empresa, busque sempre estabelecer um critério justo para evitar a impressão de ter sido uma decisão aleatória ou insensível. Dessa forma, sua equipe não se sentirá ameaçada e não será criado um ambiente hostil.

Quer ler mais conteúdos relevantes como esse?  Leia mais na aba Blog do nosso site.

× Como posso te ajudar?