FGV Jr.

O que é email marketing e como usá-lo?

Segundo o Relatório Global Digital, o número de usuários  na internet passou dos 4 bilhões no começo de 2018. Essa rápida popularização do mundo digital influenciou as mais diversas áreas das relações sociais, mudando a forma como convivemos e adquirimos serviços. Percebendo esse acontecimento, as grandes empresas começaram a integrar ferramentas online com os seus potenciais clientes para conseguir estabelecer uma rede de clientes. Assim, uma nova estratégia de estabelecer um relacionamento com os leads surgiu: o uso do e-mail marketing. Essa estratégia se baseia no envio de e-mails para o público de um determinado mercado. Por isso, entender o que é email marketing é essencial para qualquer empreendedor que busque sucesso financeiro.

  • Relação entre leads e venda:

Em primeiro lugar, lead é uma oportunidade de negócio que fornece alguns dados pessoais de contato, como nome e e-mail, em troca de uma oferta da empresa – um conteúdo educativo, por exemplo -. Então, quando houver interesse nesse material, provavelmente significará que ele gostaria de ter mais conhecimento sobre o tema abordado e, possivelmente, em algum outro momento, saber sobre os produtos/serviços oferecidos pelo empreendimento. 

Além disso, de acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute em 2019, 87% dos empreendedores e lojistas usam o e-mail marketing para distribuir e compartilhar conteúdos. Logo, nota-se que são muitas empresas que já se utilizam dessa estratégia. 

  • Importância do e-mail marketing:

Tendo em mente tudo o que foi dito, percebe-se que o envio de e-mail é uma boa maneira de estabelecer conexão com os clientes. Por tal motivo, fica evidente que o email, cada vez mais, vem se tornando um excelente canal de comunicação entre a organização e os leads/clientes. Isso ocorre porque as campanhas de relacionamento por e-mail marketing ajudam a nutrir o interesse de ambos em sua empresa e a avançá-los no funil de vendas em direção ao momento de compra. Porém, para que uma relação saudável se desenvolva através dessa estratégia, é necessário que os conteúdos presentes nos e-mails sejam personalizados. Consequentemente, conseguir gerar proximidade entre quem envia e quem recebe o material se tornará um processo mais fácil. 

  • Como evitar que o e-mail marketing afete negativamente seu relacionamento com os leads?

Outro ponto interessante é que alguns fatores podem ser responsáveis por prejudicar o relacionamento, principalmente com os tais leads. Considerando isso, a FGV Jr. destacou as seguintes ações que não devem ser tomadas:

-compartilhamento de campanhas em grande quantidade;

-envio de e-mails totalmente focados em vendas.

Por fim, foi separado abaixo um bom exemplo de modelo de e-mail marketing que pode ser usado como base.

Concluindo, lembre-se de que após a geração de leads o envio de e-mail marketing deve ser feito de forma constante para conseguir clientes qualificados. Entretanto,  não encha caixa de entrada do potencial cliente, evite o spam.

Para finalizar, uma dica extra é: use as plataformas RD Station e Benchmark Email para criar e enviar esse tipo de e-mail

Em caso de dúvidas ou curiosidades sobre esse assunto, não deixe de em entrar em contato através das nossas redes sociais ou site.