FGV Jr.

Antes de compreender o que é matriz BCG, é necessário explicar o que é uma “avaliação estratégica”. A avaliação estratégica é essencial para que a empresa tenha sucesso no mercado, visto que é a partir dela que o negócio consegue ter um direcionamento certo e claro, a fim de ter êxito nas suas estratégias relacionadas aos seus objetivos, visão, valores e visão da empresa. Nesse sentido, é a partir desse planejamento estratégico, feito por meio do estudo do segmento no qual a empresa está inserida no mercado, que o negócio conseguirá tomar as melhores decisões. Além disso, as principais micro etapas desse processo são a matriz BCG, análise SWOT e as Forças de Porter.

O que é matriz BCG e qual sua importância?

A matriz BCG tem como principal objetivo analisar o desempenho e o potencial futuro dos produtos de uma empresa no mercado. A partir dela é possível analisar graficamente a aceitação dos produtos pelos consumidores. Ela é aplicada a partir do portfólio desses produtos, analisando o ciclo de vida de cada um, sendo definido quais deles são mais relevantes dentro do mercado. Além disso, a matriz BCG auxilia na tomada de decisão em relação à organização da empresa. Nesse sentido, essa análise é feita a partir de uma tabela que possui dois eixos relacionados à participação relativa do mercado” e ao “crescimento do mercado”, sendo ambos divididos em alto(a) e baixo(a). A partir disso, os produtos são divididos em quatro categorias: “Estrela”; “Vaca leiteira”; “Ponto de interrogação”; e “Abacaxi”.

Categorias da Matriz BCG:

-A estrela é a representação dos produtos que têm grande participação de mercado e altas taxas de crescimento. Eles trazem muito lucro para a empresa, mesmo precisando de investimentos constantes devido ao seu crescimento, mas ainda não estão estáveis, pois mesmo com seu rápido crescimento, ainda não se consolidaram no mercado e, caso isso ocorra, eles se tornam vacas leiteiras.

-A vaca leiteira é a representação dos produtos que possuem moderada taxa de crescimento, mas sua participação de mercado é alta. Eles não precisam de muito investimento, pois são produtos que o mercado já está consolidado, sendo indispensáveis para a empresa e possuindo alta rentabilidade. A maioria das empresas buscam possuir vários produtos nesta categoria.

-O ponto de interrogação está relacionado aos produtos que são, normalmente, pouco explorados no mercado, sendo trazidos como inovações dentro das empresas. Nesse sentido, como o mercado ainda não está estabelecido, ele possui uma baixa participação de mercado, porém com altos potenciais de crescimento, caso a empresa invista corretamente nele.

-Por fim, o abacaxi representa os produtos que estão no pior cenário dentro da empresa, possuindo baixa participação e baixo crescimento de mercado. São produtos que já estão praticamente saindo do portfólio da empresa, por não serem inovadores, não terem perspectiva de crescimento e por não terem um retorno financeiro positivo para o caixa do empreendimento.

Conclusão:

A matriz BCG é fundamental para que as empresas consigam ter uma análise estratégica acerca do seu portfólio, conseguindo visualizar qual a situação atual dos seus produtos no mercado, onde está a maior perspectiva de crescimento e investindo de forma inteligente, evitando desperdiçar recursos com produtos “abacaxis”. Portanto, a partir da matriz BCG, a empresa consegue ter um planejamento estratégico eficiente, sendo possível visualizar os produtos que possuem alta rentabilidade e que precisam de maiores investimentos, para que assim a empresa consiga ter uma perspectiva de crescimento ainda maior. Por fim, cabe ressaltar que em caso de qualquer dúvida relacionado ao serviço de avaliação estratégica ou à matriz BCG, não deixe de entrar em contato com a FGV Jr.!

Como está sendo a visita em nosso site?

    De 0 a 10, o quanto você diria que encontrou as informações que procurava?
    12345678910

    Por qual informação estava buscando?

    Por qual informação estava buscando?

    Holler Box
    ×