FGV Jr.

Os 4Ps do Marketing

Conheça as estratégias de Marketing que contribuem para o aumento das vendas

Criado pelo professor Jerome McCarthty os 4Ps do Marketing significam produto, preço, praça e promoção e são essas as estratégias que garantem resultados positivos em vendas de qualquer tipo de empresa. Assim, cada um dos 4 Ps deve ser considerado no momento da realização do planejamento estratégico e da execução das ações. Utilizando-os de maneira equilibrada, consegue-se uma atuação incisiva com os clientes e potenciais clientes.

  • P de Produto

É aquilo que a empresa comercializa, pode ser um objeto ou um serviço. É qualquer coisa que possa ser oferecida como um negócio, tendo um valor agregado e atendendo as necessidades de determinado grupo de pessoas, chamado também de público-alvo.

O produto compreende também a elaboração e o entendimento do ciclo de vida, ou seja, qual será o comportamento do mercado em relação a ele, desde a introdução até o declínio. Conseguir montar esse ciclo facilita a compreensão de como o produto, de fato, interfere no mercado.

  • P de Preço

Definir o valor do produto é crucial para o sucesso do negócio, uma vez que não havendo compatibilidade entre o produto vendido e o valor pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar para possuí-lo, é possível que haja menos vendas e isso pode impedir a manutenção da atividade empresarial.

Para determinar o preço, é necessário que seja considerado o valor dos custos de produção, o investimento para o crescimento da empresa e a margem de lucro. Caso a conta não feche, o negócio não é viável.

Outrossim, vale destacar que o valor é um sinalizador da empresa do público-alvo que a marca almeja atingir. Dessa forma, quando a empresa foca em determinado público-alvo, mas o valor cobrado pelo produto não é compatível com as suas possibilidades de compra, o produto sofre grandes possibilidades de ser rejeitado pelo mercado.

Atualmente, os clientes procuram um envolvimento com a marca. Por isso, para que a o consumidor compre determinado produto, ele não busca só pelo preço, mas também pelo valor daquilo que está comprando, ou seja, compra as ideias e as ideologias da empresa.

  • P de Praça

Relaciona-se com o local no qual o produto será comercializado. Não está apenas ligado apenas a questões geográficas, mas também em sua amplitude, ou seja, mesmo inexistindo loja física em determinado local, haver a possibilidade de um morador adquirir o produto por meio de e-commerce é essencial.

Assim, é preciso pensar na abrangência da oferta a fim de garantir que o produto esteja aonde os clientes estão. Conseguir impactar o potencial cliente por diferentes meios de comunicação é uma interessante alternativa. Porém, faz-se imprescindível que a divulgação seja feita de forma moderada para não gerar um resultado oposto ao pretendido, irritar o cliente e o tornar um inimigo da marca.

  • P de Promoção

Promoção não é liquidação. O conceito está relacionado com a promoção da marca. Desse modo, promoção configura a busca por mecanismos de divulgação, seja no mundo online ou no off-line. A ideia da marca precisa chegar até os consumidores e potenciais consumidores. E, quando os Ps anteriores são bem trabalhados, a etapa torna-se mais fácil.

Para mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar o site e as redes sociais da FGV Jr.!

× Como posso te ajudar?