Por Julia Moraes
As ideias de startups, ao serem apresentadas em um pitch para os investidores, precisam ser bem estruturadas de forma que capte a atenção do investidor e o convença de que o empreendimento é um bom negócio. Nesse sentido, o Pitch é a abordagem mais prática e estratégica para vender a ideia de uma forma persuasiva e agregando valor à ela. Porém, para fazer uma apresentação de qualidade, as empresas ou startups precisam estar bem preparados e com diretrizes claras da forma que eles precisam agir para poder atingir o objetivo de conseguir investimentos. Assim, juntamos algumas dicas de comportamento para a apresentação de um pitch ideal.
Inicialmente, deve-se compreender a importância da primeira impressão que os representantes da startup passam: a visão é o primeiro contato do investidor com o empreendedor e, por isso, o empreendedor deve estar arrumado, passando a impressão de que está preparado e de que está levando a sério o que ele está fazendo. De acordo com a reportagem feita pela FGV IDE – Capital Humano, “a roupa ideal é aquela que transmite as mensagens adequadas à função que o profissional exerce: às vezes de ser criativo, às vezes de passar credibilidade e confiabilidade. ‘Cada área profissional precisa passar uma mensagem diferente: num ambiente mais formal, o look deve ser comportado e discreto, repassando a mensagem de respeito, confiança e credibilidade
Nesse sentido, o empreendedor deve usar roupas formais para passar a primeira mensagem de confiança e credibilidade para o investidor que deseja convencer. Além disso, de acordo com o Guia da Carreira, as roupas devem ser “ Roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto), roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social), sapatos de cor escura, sapatos sem salto ou com salto médio e maquiagem leve”.
Para dar continuidade, o apresentador deve manter a confiança em seu trabalho. Esse fator só é adquirido após treinamentos constantes e uma boa estruturação do que vai ser apresentado. O empreendedor deve se preocupar com o seu tom de voz, postura e movimentação corporal: o objetivo é não distrair o investidor do foco, mas ao mesmo tempo, chamar a atenção dele para a ideia apresentada, sempre mantendo contato visual com a plateia. Indica-se também que a apresentação seja aliada a um slide, que possa indicar os pontos principais do projeto e que deixa o visual mais interessante e dinâmico. É importante ressaltar também que o empreendedor deve chegar no horário para a sua apresentação, mantendo a credibilidade e a imagem de responsabilidade que deseja passar.
De acordo com a revista Exame, uma pessoa é capaz de prestar atenção ininterrupta em outra pessoa durante 7 a 10 minutos; Porém, para perder o interesse demora 7 segundos. Dessa forma, é notável a necessidade de atrair o investidor logo nos primeiros momentos de apresentação: caso o pitch seja de 5 minutos, é possível manter o investidor interessado a todo momento, mostrando informações interessantes e demonstrando motivos pelos quais o negócio é interessante para receber investimentos; porém, um pitch mais longo pode ser um desafio. Pitchs mais longos devem ter suas ideias principais apresentadas logo no início, como a ideologia do projeto e seu funcionamento, soluções para as possíveis preocupações dos investidores, informações do público alvo e do setor que a startup deseja entrar. Para gerar interesse na apresentação, existem algumas estratégias como:
- Tenha frases de efeitos;
- Faça perguntas;
- Mantenha a linguagem simples e a explicação objetiva e compreensível;
- Proponha interações, como criar um desenho ou pensar em algum cenário;
- Conte uma história que se relacione com o projeto.
É importante ter em mente a construção da ideia, a cronologia da apresentação das ideias: trazer o problema, a inspiração para a solução, o projeto que soluciona o problema, demonstração de funcionamento, comprovação de viabilidade, conhecimento de concorrentes, escalabilidade do projeto e conclusão. O investidor, ao final da apresentação, deve estar convencido de investir, sem pensar na probabilidade de o projeto dar errado. Um pitch de qualidade faz o interesse superar os riscos do projeto.