Como criar um sistema delivery no seu restaurante

Como implementar o processo de entrega em seu empreendimento

Serviços de entrega têm feito grande sucesso atualmente, em razão das rotinas cada vez mais aceleradas e desgastantes dos consumidores. Nesse sentido, surge o questionamento de como criar um sistema de delivery em um restaurante. O serviço de entrega é um facilitador no momento de realizar o pedido. Esse tomou uma proporção tão expressiva que se tornou quase que obrigatório em alguns ramos do mercado, como o de alimentação, que atualmente é automaticamente associado ao delivery.

O consumidor não é o único beneficiado por esse processo de entregas, já que este também traz muitos pontos positivos para os empresários. Ao adotar esse serviço, a empresa pode aumentar a sua área de atuação, o que pode trazer uma elevação do faturamento, além de ser um meio eficiente de fidelizar clientes.

Ademais, a crise do COVID-19 impulsionou ainda mais o delivery, visto que, em muitos casos, esse serviço se tornou o único meio que os micro e pequenos empreendedores encontraram para dar prosseguimento às atividades de seus negócios.  Nesse sentido, muitos empresários ficam na dúvida de como criar um sistema delivery. Em razão disso, a FGV Jr. decidiu abordar alguns pontos essenciais para a adaptação de seu empreendimento a esse modelo de entrega, independentemente do seu ramo de atuação.

Como criar um sistema delivery
  • Organização:

Ao adotar um sistema de delivery, é importante entender que, além dos pedidos que já eram feitos no estabelecimento, agora também será necessário cumprir com a demanda dos pedidos para entrega. Dessa forma, para que não haja erros, é imprescindível uma organização impecável, sendo ideal a criação de uma linha de produção e, se necessário e possível, contratar mais funcionários.

Outro fator importante que tem como pré-requisito a organização é a manutenção da qualidade. À medida que a demanda aumenta, a qualidade dos produtos tende a  diminuir. Para evitar isso, é essencial que haja um processo de atenção e verificação de qualidade durante a cadeia produtiva. Além disso, deve-se sempre ser cauteloso durante o transporte do produto.

  • Agilidade de entrega:

O processo logístico da entrega ao cliente é uma das partes mais importantes do delivery, uma vez que todo o conceito por trás do serviço é a entrega rápida para que o consumidor possa dedicar seu tempo a outros afazeres. Nesse contexto, o empreendedor deve analisar os custos e benefícios da terceirização da entrega ou da implantação de uma frota própria.

  • Aplicativo:

Outro ponto a ser considerado se você busca entender como criar um sistema delivery no seu restaurante é a escolha do aplicativo de entrega. Deve-se avaliar o potencial que cada um destes possui de proporcionar maior facilidade e rapidez nos pedidos do que o atendimento por ligação. Nesse cenário, ao mesmo tempo que a criação de uma plataforma própria traria taxa de transação zero por parte do aplicativo, a entrada em um app já consolidado no mercado como o Ifood ou Rappi traria mais credibilidade e funcionaria como uma forma de divulgação da empresa. Assim, cabe ao empreendedor analisar qual forma seria mais benéfica, dadas as circunstâncias de sua empresa.

Para mais conteúdos como esse, acesse os blogs da FGV Jr.!

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais. 

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais.