Com a chegada do fim de ano, também chegam diversas despesas e custos inesperados, que suscitam a dúvida de como fazer um bom planejamento financeiro no final do ano. Para isso, algumas das despesas devem ser pensadas com antecedência para não gerarem um fluxo preocupante logo no começo do ano. O ano novo pode ser um momento estressante para muitos e, por isso, a FGV Jr. separou dicas e orientações para ajudar a sua empresa a ter uma boa virada.
- Avaliar suas contas mensais
É extremamente importante ter em mente como anda a saúde financeira de sua empresa. Segundo a Trevisan, 60% dos empreendimentos encerram suas atividades por falta de organização e planejamento operacional. No final do ano, quando os gastos são maiores, torna-se ainda mais importante saber o faturamento e o lucro do seu negócio. Esse momento, até mais do que outros, se torna ideal para reavaliar a atual posição da empresa e apostar na organização. Dessa forma, analise seus custos fixos e variáveis, renegocie contratos e busque melhores termos com fornecedores.
- Reserva do 13°
Uma boa estratégia para ter um pagamento eficiente do 13° salário é ter um controle anual desse gasto. A partir disso, deve-se criar reservas para não ter um custo extra no final do ano, mas sim diluído anualmente. Dessa maneira, o 13° salário poderá ser pago em apenas uma parcela ao invés de duas, o que é bom para o seu planejamento financeiro, para a sua organização e para a motivação dos seus colaboradores. De qualquer forma, é importante conhecer o funcionamento do seu caixa para saber qual opção é melhor para o seu empreendimento, uma vez que a parcela única é paga com maior antecedência.
- Confraternização de final de ano
Algo que muitas vezes não é considerado impactante para o caixa no período do final do ano é a confraternização da equipe. Esse evento é muito importante para aumentar a motivação dos trabalhadores, mas deve-se estar atento para que não provoque a desregulação do seu caixa. Para isso, é extremamente importante haver um planejamento, envolvendo o número de convidados, acompanhantes e o que será oferecido, por exemplo. Para o contexto da pandemia, a confraternização segue alguns caminhos diferentes, como um evento online ou a substituição do evento por um vale compras. Mas ainda assim deve-se ter atenção aos seus gastos.
- Organize as férias coletivas da empresa
As férias coletivas devem ser muito bem pensadas em uma empresa. Algumas estratégias são dividi-las por equipes ou fazê-las de forma única, com todos os trabalhadores da organização. De qualquer modo, esse será um momento em que as atividades serão interrompidas ou drasticamente reduzidas. Logo, é importante que se estabeleça um bom planejamento. De acordo com a atual legislação trabalhista, o colaborador deve receber o valor correspondente às suas férias até 1 dia antes do início dessas. Ou seja, todos os funcionários receberão no mesmo dia, representando a retirada de uma grande soma das suas contas bancárias. Portanto, o fluxo de caixa deve ser bem preparado com projeções de pagamentos para cada funcionário.