Como realizar a gestão de pessoas na pandemia?

O atual contexto de crise gerado pela pandemia do COVID-19 é extremamente instável e traz inúmeras inseguranças, tanto para empreendedores quanto para suas equipes. Com o isolamento social e o bombardeio de notícias negativas, é comum encontrarmos uma nova dificuldade: como manter uma gestão de pessoas eficiente e humanizada na pandemia?

A gestão de pessoas já é uma tarefa consideravelmente complexa; porém, agora é necessário lidar com outro cenário ainda mais adverso. Devido à incerteza que todos estão sentindo, é provável que sua equipe sinta desmotivação, ansiedade e falta de foco.

Portanto, a FGV Jr. traz um conjunto de dicas e táticas para que seja possível, especialmente para os micro e pequenos empreendedores, contornar esse obstáculo e fazer com que sua empresa passe por essa crise com menos problemas.

  • Lembre a sua equipe do motivo de estarem lá.

Em momentos como o atual, é comum que sua equipe se sinta desmotivada e perca uma visão de objetivo. Assim sendo, é muito importante lembrá-los dos valores de sua empresa e de suas motivações para que, dessa forma, voltem a se sentir engajados. Também merece destaque que o impacto causado pelo estresse do trabalho remoto pode causar doenças mentais, ao que a empatia no ambiente de trabalho pode ajudar. 

  • Fortaleça o sentimento de equipe.

Passar por dificuldades juntos é um bom meio de unir pessoas. Procure estimular essa união e demonstre sua confiança nos membros de sua empresa. Ao incentivar esse espírito de colaboração, você perceberá o surgimento de uma verdadeira vontade de cooperar para superar a crise, em vez de um sentimento de competição. Para fazer isso, busque promover reuniões em plataformas virtuais e pedir sugestões e opiniões dos membros.

Gestão de pessoas na pandemia
  • Seja transparente na gestão.

Assim como mostrar confiança e segurança é importante, também é necessário ser honesto com os membros de sua empresa. Deixar claro a atual situação e os resultados engaja as pessoas. Não procure evitar o assunto ou esconder problemas, pois isso apenas retardará a adaptação à nova realidade.

  • Se aproxime de sua equipe.

A crise nos faz passar por diversas situações estressantes e desestimulantes. Assim como você, sua equipe está lidando com desafios e problemas totalmente novos. Portanto, procure se mostrar presente para eles, além de tente marcar horários de feedback ou estabelecer algum tipo de canal por meio do qual seja possível manter um contato direto. Dessa maneira, os membros de sua empresa se sentirão mais integrados e amparados por meio de uma gestão de pessoas com foco no fator humano. Como consequência, se esforçarão ao máximo para ajudar toda a equipe a enfrentar os obstáculos da crise.

  • Se houver necessidade de cortes, procure fazer com que se sintam seguros.

Infelizmente, umas das partes mais sensíveis de se promover uma verdadeira gestão de pessoas em tempos como a pandemia são as demissões de funcionários. Quando se veem obrigadas a cortar o máximo de gastos possível, algumas empresas não encontram outra saída. Caso isso seja necessário no seu empreendimento, busque sempre estabelecer um critério justo para evitar a impressão de ter sido uma decisão aleatória ou insensível. Dessa forma, sua equipe não se sentirá ameaçada e poderá se evitar a criação de um ambiente hostil.

Quer ler mais conteúdos relevantes como esse?  Leia mais na aba Blog do nosso site.

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais. 

Baixe nossa guia do empreendedor agora mesmo!

O nosso guia do empreendedor estará descrevendo passos de como garantir um empreendimento de sucesso, incluindo termos essenciais para novos empreendedores e muito mais.