O atual contexto de crise gerado pela pandemia do COVID-19 é extremamente instável e traz inúmeras inseguranças, tanto para empreendedores quanto para suas equipes. Com o isolamento social e o bombardeio de notícias negativas, é comum encontrarmos uma nova dificuldade: como manter uma gestão de pessoas eficiente e humanizada na pandemia?
A gestão de pessoas já é uma tarefa consideravelmente complexa; porém, agora é necessário lidar com outro cenário ainda mais adverso. Devido à incerteza que todos estão sentindo, é provável que sua equipe sinta desmotivação, ansiedade e falta de foco.
Portanto, a FGV Jr. traz um conjunto de dicas e táticas para que seja possível, especialmente para os micro e pequenos empreendedores, contornar esse obstáculo e fazer com que sua empresa passe por essa crise com menos problemas.
- Lembre a sua equipe do motivo de estarem lá.
Em momentos como o atual, é comum que sua equipe se sinta desmotivada e perca uma visão de objetivo. Assim sendo, é muito importante lembrá-los dos valores de sua empresa e de suas motivações para que, dessa forma, voltem a se sentir engajados. Também merece destaque que o impacto causado pelo estresse do trabalho remoto pode causar doenças mentais, ao que a empatia no ambiente de trabalho pode ajudar.
- Fortaleça o sentimento de equipe.
Passar por dificuldades juntos é um bom meio de unir pessoas. Procure estimular essa união e demonstre sua confiança nos membros de sua empresa. Ao incentivar esse espírito de colaboração, você perceberá o surgimento de uma verdadeira vontade de cooperar para superar a crise, em vez de um sentimento de competição. Para fazer isso, busque promover reuniões em plataformas virtuais e pedir sugestões e opiniões dos membros.