FGV Jr.

Entender as demandas de mercado é importante para conseguir oferecer serviços e produtos que efetivamente resolvam as dores dos seus clientes. Somente com um entendimento profundo sobre o que os consumidores querem é que um negócio pode se desenvolver e investir em algo que efetivamente dê retorno ao empreendedor. Mas como entender as demandas de mercado? A FGV Jr. separou algumas dicas para que você faça uma análise estratégica maior a respeito das demandas dos seus clientes.

1 - Entenda seu público-alvo.

Primeiramente, antes de buscar entender a demanda do seu público, você precisa ser capaz de identificá-lo. Desse modo, é necessário  observar de perto e precisamente o ramo de mercado no qual o negócio se encontra e, a partir daí, realizar uma pesquisa sobre as características em comum dos consumidores. Nesse sentido, diversos fatores podem ser levados em consideração. Alguns exemplos são: faixa etária, escolaridade, gênero, quais redes sociais utiliza, hobbies e interesses. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seus consumidores, mais fácil será entender as demandas de mercado daquele público. Uma maneira de realizar essa pesquisa é por meio do contato direto com os próprios clientes. Entretanto, é importante sempre estar inteirado nas pesquisas e estudos realizados nesse sentido. 

 

2 - Se inspirar em grandes players.

Todo mercado naturalmente possui empreendedores dos mais variados tamanhos, desde microempresários a multinacionais. As empresas que concentram porcentagens maiores de mercado são considerados os maiores players. Nesse sentido, observar as ações, técnicas e estratégias desses grandes negócios é uma ótima maneira de entender as demandas de mercado. Afinal, essas grandes empresas tendem a investir muito mais em pesquisas de mercado e produzem produtos e serviços inovadores com base nos resultados desses estudos. Por fim, grandes players possuem mais capital para arriscar e por isso tendem a lançar mais produtos. Nesse sentido, observar quais estão indo bem e quais estão indo mal é um ótimo indicador das demandas do público.

 

3 - Ouça seu público.

 Nada mais eficiente para entender as demandas de mercado do público-alvo do que falar diretamente com ele. Ouvir feedbacks dos seus clientes é a forma mais eficiente de entender pontos fracos e fortes do seu produto. Nesse sentido, formulários de satisfação e pesquisas com clientes e ex-clientes podem vir a ser úteis para entender a cabeça do consumidor e quais técnicas de Marketing e melhorias no produto podem ser feitas para melhorar a experiência dele e, consequentemente, acarretar aumento de vendas para o seu negócio. Por essa razão, é importante que haja uma cultura de sugestões e feedbacks para que todos os clientes consigam opinar e, dessa forma, adaptar as estratégias da empresa.

demandas de mercado

4 - Pesquisar sobre tendências do mercado.

Além de tudo que foi falado, há certos casos em que o negócio não se formalizou ainda, ou que não possui clientes o suficiente para embasar uma análise própria para entender as demandas de mercado. Nesse sentido, é recomendado que sejam procuradas pesquisas de mercado sobre o ramo em que o empreendedor atua. Esses estudos setoriais buscam compreender tendências, comportamentos e demandas dos consumidores. Nesse sentido, existem diversas organizações que organizam estudos frequentes sobre diversos ramos da economia brasileira. Por exemplo, a SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) produz diversos estudos de diferentes setores da economia brasileira. Além disso, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) também é famoso por, dentre diversos serviços, oferecer análises profundas sobre diversas indústrias que podem contribuir para tomada de decisão mais inteligente.

5 - Inove no mercado.

Por fim, a maneira de entender as demandas de mercado que mais ocorre na prática é por meio da inovação de produtos. O papel do empreendedor é solucionar problemas de indivíduos, mesmo que estes não saibam que possuem alguma dor específica. Nesse sentido, o dono de um negócio deve saber identificar inclusive demandas que os próprios clientes são incapazes de entender. Quando foi lançado o Iphone, por exemplo, os consumidores de telefones não sabiam que tinham demanda na tecnologia touch screen, e isso não impossibilitou uma rápida popularização dessa tecnologia. Por isso, um bom empreendedor também sabe a hora de arriscar em um produto ou serviço em que acredita, mesmo que nenhuma pesquisa de mercado ou feedback tenha passado essa informação a ele.

Agora que você aprendeu mais sobre como entender as demandas de mercado, acesse nosso e-book gratuito para aprender tudo sobre Persona e como desenvolvê-la pode ser essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Para acessaar, basta cicar aqui!

Como está sendo a visita em nosso site?

    De 0 a 10, o quanto você diria que encontrou as informações que procurava?
    12345678910

    Por qual informação estava buscando?

    Por qual informação estava buscando?

    Holler Box
    ×