FGV Jr.

Como atrair clientes para seu site e lucrar mais com vendas online

A internet é um mar de possibilidades quando o assunto é novas maneiras de vender seu produto. Mas, você sabe como atrair clientes para seu site? Ao mesmo tempo que o cenário digital é cheio de oportunidades para quem quer alavancar seu negócio, também é um campo desafiador, pois está em constante mudança e novas estratégias de venda surgem a cada dia.E, para quem chega neste campo, é comum querer aderir a cada nova estratégia. Mas, será que perseguir cada estratégia viral é uma boa maneira de atrair as pessoas certas para o seu site, ou seja, aquelas que realmente se tornarão seus clientes? A verdade é que, seja online ou offline, tem alguns princípios e fundamentos das vendas que não mudam. E, essas chamadas verdades do Marketing, são as estratégias que você tem que conhecer se quiser realmente atrair seu público alvo. Confira a seguir algumas dessas estratégias para atrair clientes online.

Como atrair novos clientes on-line

Existem diversas práticas que você pode adotar para atrair tráfego para o seu site, os chamados impulsionadores do marketing online. Um exemplo é a otimização de mecanismos de pesquisa e o impulsionamento pago. Contudo, como já dissemos, se estas práticas não estiverem fundamentadas nos princípios de vendas e marketing, dificilmente você conseguirá o resultado que espera. Isso acontece porque, hoje, com a facilidade de acessibilidade que a internet oferece, alcançar as pessoas é muito mais fácil. No entanto, também está se tornando cada vez mais complicado e complexo chegar a quem realmente importa. Com isso, muitos pulam de uma estratégia ou tática para a próxima e se frustram quando as coisas não acontecem tão rapidamente quanto eles esperavam. Então, como lidar com todo esse barulho e encontrar as maneiras certas de atrair clientes para o seu site? Veja 5 maneiras que são a base fundamental quando se trata de marketing online. Ao dominar essas estratégias, você acabará construindo uma máquina de vendas na internet.

1 - Invista em um Blog

Se você leva a sério o objetivo de atrair novos clientes para seu site, precisa iniciar um Blog. Os blogs são de longe um dos principais impulsionadores do tráfego na internet. Um dos principais fundamentos de venda é mostrar o verdadeiro valor do seu produto ou serviço e o blog é um dos melhores espaços para isso. Para isso, é importante seguir algumas medidas como: Ter constâncias nas postagens; Elaborar um calendário editorial fundamentado em um estudo de palavras-chave relacionadas ao seu negócio; Acompanhar e analisar estatísticas; Avaliar o que funciona e o que não funciona para o seu público.

Ou seja, para fazer seu blog decolar, você precisa fazer uma análise constante de seus esforços de marketing online e, principalmente, transmitir o verdadeiro valor da sua marca, um dos princípios fundamentais para o sucesso.

2 - Crie uma Estratégia de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos princípios mais importantes por trás do sucesso na atração de clientes por meio de busca orgânica. E, embora possa parecer um método novo, o marketing de conteúdo é um princípio testado e comprovado para ter sucesso na internet e já existe há décadas. A razão pela qual essa estratégia só se tornou tão popular recentemente, é porque acaba sendo um dos principais impulsionadores do sucesso na otimização de mecanismos de pesquisa. Isso acontece porque um ótimo conteúdo geralmente é mais engajado e compartilhado por aqueles que o consomem. Às vezes, esse conteúdo se torna viral e mesmo quando não se torna viral, desde que seja bem feito, pode garantir ótimos resultados no seu tráfego. Ou seja, se você leva a sério a atração de novos clientes para o seu site, você precisa aprender marketing de conteúdo .

3 - Ofereça algo grátis aos seus potenciais clientes

Um princípio testado e comprovado nos negócios ao longo dos tempos foi que um cliente que recebe algo de graça está sempre mais disposto a comprar algo de você do que alguém que não recebeu. Isso é chamado de princípio da reciprocidade. Os consumidores se sentem obrigados a comprar de você depois de receber algo pro bono, por assim dizer. Muitos profissionais de marketing online de sucesso há muito tempo usam ofertas gratuitas como o principal fator na aquisição de clientes. As ofertas gratuitas criam um caminho para a entrada em seu funil de vendas e ajudam a iniciar uma cadeia de vendas. No entanto, criar uma oferta gratuita nem sempre é tão simples quanto parece. Para ser eficiente, a oferta grátis deve ser algo realmente de valor para o seu público alvo. Além disso, é importante prestar atenção à sua audiência e garantir que você adapte sua oferta gratuita ao seu funil de vendas. Quanto melhor você adaptar sua oferta gratuita ao seu funil de vendas, mais fácil será aumentar os preços dos ingressos das pessoas que compram.

4 - Planeje bem seu Marketing de Redes Sociais

Um dos principais fundamentos para atrair clientes para o seu site por meio das redes sociais é o princípio da prova social. Atualmente, mesmo com todas as mudanças nos algoritmos para plataformas como Facebook e Instagram, ainda é possível aproveitar as mídias sociais para expandir seus negócios. Na verdade, hoje, essa é uma das maneiras mais rápidas de ganhar exposição para qualquer tipo de negócio, não importa qual seja. No entanto, dominar nas mídias sociais não é tarefa fácil. Uma das formas mais efetivas de aumentar suas vendas a partir das redes sociais é estabelecendo parcerias com Influenciadores do Instagram, contudo, não é a única. Essas plataformas oferecem muitas maneiras rápidas de vender seus produtos e serviços para um público global. Porém, não espere sucesso da noite para o dia nas mídias sociais. Leva tempo, anos em alguns casos, para construir um perfil que valha a pena. O essencial é se manter constante e ter uma estratégia clara. Com o tempo, sua plataforma pode fornecer facilidade de acesso a um grande número de consumidores interessados em qualquer coisa que você esteja oferecendo.

5 - Faça Marketing de Vídeo

Outra maneira muito poderosa de atrair clientes para o seu site é através do marketing de vídeo. Você pode desenvolver uma série de tutoriais em vídeo online. Para isso, elabore um conteúdo que ajude o seu público alvo com alguma “dor” e que esteja de acordo com o seu negócio. Aproveite plataformas como YouTube e Vimeo para criar vídeos úteis que te ajudarão em outro importante princípio de vendas: a autoridade. Isso também é algo que leva tempo. No entanto, você não pode esperar resultados imediatos com nenhum método usado para atrair novos clientes para seu site. Crie vídeos educativos constantemente e sua audiência aumentará. Vincule esses vídeos úteis a conteúdo relevante em seu blog ou site ou use chamadas no próprio vídeo para ajudar a direcionar o tráfego para as páginas certas em seu site. Planejamento é a chave para o sucesso desta estratégia. Seja organizado e certifique-se de entregar material de qualidade e, certamente, você terá bons resultados com o marketing de vídeo. Como você deve ter concluído, atrair clientes para o seu site e lucrar mais com vendas online envolve muito planejamento e estratégias. Uma das formas de facilitar esse processo é com uma boa consultoria em Marketing, a exemplo da oferecida pela FGV Jr. Entre em contato com a gente e garanta a melhor consultoria em Marketing para o seu negócio.

Como entender as demandas de mercado​

Entender as demandas de mercado é importante para conseguir oferecer serviços e produtos que efetivamente resolvam as dores dos seus clientes. Somente com um entendimento profundo sobre o que os consumidores querem é que um negócio pode se desenvolver e investir em algo que efetivamente dê retorno ao empreendedor. Mas como entender as demandas de mercado? A FGV Jr. separou algumas dicas para que você faça uma análise estratégica maior a respeito das demandas dos seus clientes.

1 - Entenda seu público-alvo.​

Primeiramente, antes de buscar entender a demanda do seu público, você precisa ser capaz de identificá-lo. Desse modo, é necessário observar de perto e precisamente o ramo de mercado no qual o negócio se encontra e, a partir daí, realizar uma pesquisa sobre as características em comum dos consumidores. Nesse sentido, diversos fatores podem ser levados em consideração. Alguns exemplos são: faixa etária, escolaridade, gênero, quais redes sociais utiliza, hobbies e interesses. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seus consumidores, mais fácil será entender as demandas de mercado daquele público. Uma maneira de realizar essa pesquisa é por meio do contato direto com os próprios clientes. Entretanto, é importante sempre estar inteirado nas pesquisas e estudos realizados nesse sentido.

2 - Se inspirar em grandes players.

Todo mercado naturalmente possui empreendedores dos mais variados tamanhos, desde microempresários a multinacionais. As empresas que concentram porcentagens maiores de mercado são considerados os maiores players. Nesse sentido, observar as ações, técnicas e estratégias desses grandes negócios é uma ótima maneira de entender as demandas de mercado. Afinal, essas grandes empresas tendem a investir muito mais em pesquisas de mercado e produzem produtos e serviços inovadores com base nos resultados desses estudos. Por fim, grandes players possuem mais capital para arriscar e por isso tendem a lançar mais produtos. Nesse sentido, observar quais estão indo bem e quais estão indo mal é um ótimo indicador das demandas do público.

3 - Ouça seu público.​

Nada mais eficiente para entender as demandas de mercado do público-alvo do que falar diretamente com ele. Ouvir feedbacks dos seus clientes é a forma mais eficiente de entender pontos fracos e fortes do seu produto. Nesse sentido, formulários de satisfação e pesquisas com clientes e ex-clientes podem vir a ser úteis para entender a cabeça do consumidor e quais técnicas de Marketing e melhorias no produto podem ser feitas para melhorar a experiência dele e, consequentemente, acarretar aumento de vendas para o seu negócio. Por essa razão, é importante que haja uma cultura de sugestões e feedbacks para que todos os clientes consigam opinar e, dessa forma, adaptar as estratégias da empresa.

4 - Pesquisar sobre tendências do mercado.​

Além de tudo que foi falado, há certos casos em que o negócio não se formalizou ainda, ou que não possui clientes o suficiente para embasar uma análise própria para entender as demandas de mercado. Nesse sentido, é recomendado que sejam procuradas pesquisas de mercado sobre o ramo em que o empreendedor atua. Esses estudos setoriais buscam compreender tendências, comportamentos e demandas dos consumidores. Nesse sentido, existem diversas organizações que organizam estudos frequentes sobre diversos ramos da economia brasileira. Por exemplo, a SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) produz diversos estudos de diferentes setores da economia brasileira. Além disso, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) também é famoso por, dentre diversos serviços, oferecer análises profundas sobre diversas indústrias que podem contribuir para tomada de decisão mais inteligente.

5 - Inove no mercado. ​

Por fim, a maneira de entender as demandas de mercado que mais ocorre na prática é por meio da inovação de produtos. O papel do empreendedor é solucionar problemas de indivíduos, mesmo que estes não saibam que possuem alguma dor específica. Nesse sentido, o dono de um negócio deve saber identificar inclusive demandas que os próprios clientes são incapazes de entender. Quando foi lançado o Iphone, por exemplo, os consumidores de telefones não sabiam que tinham demanda na tecnologia touch screen, e isso não impossibilitou uma rápida popularização dessa tecnologia. Por isso, um bom empreendedor também sabe a hora de arriscar em um produto ou serviço em que acredita, mesmo que nenhuma pesquisa de mercado ou feedback tenha passado essa informação a ele.

Agora que você aprendeu mais sobre como entender as demandas de mercado, acesse nosso e-book gratuito para aprender tudo sobre Persona e como desenvolvê-la pode ser essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Para acessar, basta clicar aqui!

Eduardo Marques Fernandes

Graduando de Direto na FGV RIO - 4° Período

Como entender as demandas de mercado​

Entender as demandas de mercado é importante para conseguir oferecer serviços e produtos que efetivamente resolvam as dores dos seus clientes. Somente com um entendimento profundo sobre o que os consumidores querem é que um negócio pode se desenvolver e investir em algo que efetivamente dê retorno ao empreendedor. Mas como entender as demandas de mercado? A FGV Jr. separou algumas dicas para que você faça uma análise estratégica maior a respeito das demandas dos seus clientes.

1 - Entenda seu público-alvo.​

Primeiramente, antes de buscar entender a demanda do seu público, você precisa ser capaz de identificá-lo. Desse modo, é necessário observar de perto e precisamente o ramo de mercado no qual o negócio se encontra e, a partir daí, realizar uma pesquisa sobre as características em comum dos consumidores. Nesse sentido, diversos fatores podem ser levados em consideração. Alguns exemplos são: faixa etária, escolaridade, gênero, quais redes sociais utiliza, hobbies e interesses. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seus consumidores, mais fácil será entender as demandas de mercado daquele público. Uma maneira de realizar essa pesquisa é por meio do contato direto com os próprios clientes. Entretanto, é importante sempre estar inteirado nas pesquisas e estudos realizados nesse sentido.

2 - Se inspirar em grandes players.

Todo mercado naturalmente possui empreendedores dos mais variados tamanhos, desde microempresários a multinacionais. As empresas que concentram porcentagens maiores de mercado são considerados os maiores players. Nesse sentido, observar as ações, técnicas e estratégias desses grandes negócios é uma ótima maneira de entender as demandas de mercado. Afinal, essas grandes empresas tendem a investir muito mais em pesquisas de mercado e produzem produtos e serviços inovadores com base nos resultados desses estudos. Por fim, grandes players possuem mais capital para arriscar e por isso tendem a lançar mais produtos. Nesse sentido, observar quais estão indo bem e quais estão indo mal é um ótimo indicador das demandas do público.

3 - Ouça seu público.​

Nada mais eficiente para entender as demandas de mercado do público-alvo do que falar diretamente com ele. Ouvir feedbacks dos seus clientes é a forma mais eficiente de entender pontos fracos e fortes do seu produto. Nesse sentido, formulários de satisfação e pesquisas com clientes e ex-clientes podem vir a ser úteis para entender a cabeça do consumidor e quais técnicas de Marketing e melhorias no produto podem ser feitas para melhorar a experiência dele e, consequentemente, acarretar aumento de vendas para o seu negócio. Por essa razão, é importante que haja uma cultura de sugestões e feedbacks para que todos os clientes consigam opinar e, dessa forma, adaptar as estratégias da empresa.

4 - Pesquisar sobre tendências do mercado.​

Além de tudo que foi falado, há certos casos em que o negócio não se formalizou ainda, ou que não possui clientes o suficiente para embasar uma análise própria para entender as demandas de mercado. Nesse sentido, é recomendado que sejam procuradas pesquisas de mercado sobre o ramo em que o empreendedor atua. Esses estudos setoriais buscam compreender tendências, comportamentos e demandas dos consumidores. Nesse sentido, existem diversas organizações que organizam estudos frequentes sobre diversos ramos da economia brasileira. Por exemplo, a SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) produz diversos estudos de diferentes setores da economia brasileira. Além disso, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) também é famoso por, dentre diversos serviços, oferecer análises profundas sobre diversas indústrias que podem contribuir para tomada de decisão mais inteligente.

5 - Inove no mercado. ​

Por fim, a maneira de entender as demandas de mercado que mais ocorre na prática é por meio da inovação de produtos. O papel do empreendedor é solucionar problemas de indivíduos, mesmo que estes não saibam que possuem alguma dor específica. Nesse sentido, o dono de um negócio deve saber identificar inclusive demandas que os próprios clientes são incapazes de entender. Quando foi lançado o Iphone, por exemplo, os consumidores de telefones não sabiam que tinham demanda na tecnologia touch screen, e isso não impossibilitou uma rápida popularização dessa tecnologia. Por isso, um bom empreendedor também sabe a hora de arriscar em um produto ou serviço em que acredita, mesmo que nenhuma pesquisa de mercado ou feedback tenha passado essa informação a ele.

Agora que você aprendeu mais sobre como entender as demandas de mercado, acesse nosso e-book gratuito para aprender tudo sobre Persona e como desenvolvê-la pode ser essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Para acessar, basta clicar aqui!

Eduardo Marques Fernandes

Graduando de Direto na FGV RIO - 4° Período
[activecampaign]

Gostou desse conteúdo?

Veja como fazemos projetos com esse tema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate
×